Provas de Carga

 Provas de Carga Estática em Estacas

O desempenho de fundações profundas do tipo estaca é avaliado in loco através de provas de carga, sejam estáticas ou dinâmicas. No caso particular do ensaio estático, o método a ser utilizado é o constante na NBR 12.131/2006, que consiste em aplicar esforços estáticos à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes, através de aparelhagem específica. O carregamento é realizado em estágios iguais e sucessivos, de modo a simular da melhor maneira possível a gradativa aplicação de cargas no elemento de fundação, durante a execução da obra, além de, no caso do ensaio com carregamento lento, permitir a saída da água dos vazios dos solos coesivos (argilosos), reduzindo-se o efeito da poropressão na capacidade de carga do solo.
Com isso, é gerada uma curva carga x deformação cuja configuração representa o comportamento do solo diante da carga aplicada e é avaliada pelo calculista da superestrutura para verificação dos recalques (deformações) admissíveis.

Sendo a melhor representação da carga real e definitiva a ser aplicada na fundação, a GeoAX Engenharia realiza provas de carga estáticas em estacas, à compressão ou à tração, com equipe especializada e aparelhagem própria para a realização do ensaio.

 

 Prova de Carga Direta sobre Terreno de Fundação (Ensaio de Placa)

Para o caso de verificação da capacidade de carga de terreno de fundação, a GeoAX Engenharia realiza Prova de Carga Direta sobre Terreno de Fundação (NBR 6489/1984), conhecido também como Ensaio de Placa, o qual consiste na aplicação de cargas sucessivas sobre uma placa rígida de área não inferior a 0,50 m², com leituras do deslocamento do terreno no qual se apoia a placa. Assim como a prova de carga estática em estaca, o ensaio de placa simula a carga real sobre o elemento de fundação, neste caso, somente o terreno. É gerada uma curva pressão x recalque, sujeita à análise por parte do calculista da superestrutura e da fundação.

Quero receber dicas e novidades da GeoAX em meu e-mail.

 Contatos

contato@geoaxengenharia.com.br

71 3360.1182
71 99700.6600 (Vivo) 
71 98814.6600 (OI)

 Portfólio